domingo, 19 de outubro de 2008

Linux: vantagens e desvantagens

VANTAGENS

  • Baixo custo
O Linux é baseado em software livre. Por isso, as empresas que distribuem o sistema não cobram pelo sistema em si, mas por serviços adicionais como publicação de manuais, suporte, treinamento, etc.

  • Segurança
Qualquer instalação ou alteração do sistema, no Linux, requer a autorização do "usuário root", que é uma espécie de usuário especial do sistema. Com isso, dificilmente um vírus ou programa malicioso será instalado a não ser que se autorize, inserindo sua senha e nome de utilizador.

E ainda o linux não se encontra instalado em grande parte dos computadores logo não se torna muito atractivo para criar vírus.

  • Comunidade de suporte ativa
Fóruns, listas de discussão, wikipages, e-groups, sites... É grande a lista de recursos disponíveis na Web para resolver problemas relativos a Linux. De problemas básicos (como dificuldade para executar um tipo de arquivo) a dúvidas mais complexas, é possível encontrar respostas em comunidades de usuários de software livre online.

Desvantagens

  • Incompatibilidade com equipamentos
Muitos softwares que permitem o funcionamento de certos equipamentos
  • Formatos proprietários
Arquivos de áudio e vídeo nos formatos WMA e WMV, respectivamente, ligados ao programa Windows Media Player, da Microsoft, são dos mais usados na Internet.

Nenhum comentário: